Wednesday, March 15, 2017

AQUIRAZ - LITORAL LESTE


Fonte Google
Localizada a aproximadamente 27 quilômetros de Fortaleza. Suas belas paisagens e o clima aconchegante encantam os turistas que visitam a cidade. Com diversos atrativos, suas praias são muito procuradas durante o verão. Um dos destaques é a praia Porto das Dunas, que possui uma das maiores infraestruturas da cidade, com bares, restaurantes e um parque aquático, além de pousadas e hotéis. Passeios de buggy são comuns na região, partindo de um lugar e passando por diversas praias. Para os que desejam um passeio mais tranquilo, uma boa opção é conhecer o museu da cidade. Com boa infraestrutura, não faltam opções para se hospedar e lugares para comer.  É uma boa opção de viagem, onde se pode relaxar e tomar um delicioso banho de mar em uma das praias.


Não tem como falar de Aquiraz sem citar esse marco da história da cidade e do estado. Ainda assim, essas terras foram habitadas bem antes. É dos índios Potyguaras a primeira limitação de terra, quando ainda só existiam tribos por todo o litoral cearense.
Foi com a ameaça de invasão holandesa e a chegada dos padres jesuítas que uma pequena vila, batizada de Reduto Novo, foi criada. A primeira grande obra de Aquiraz foi a Igreja Matriz de São José de Ribamar, no século XVIII. Depois vieram a Casa de Câmara e a Cadeia Municipal. Bastou isso para que as atenções da Capitania do Ceará voltassem para cá.
Mesmo com todo avanço até os dias de hoje, Aquiraz ainda guarda a riqueza da aristocracia portuguesa por suas pequenas ruas, em sua maioria de paralelepípedo. É uma viagem ao tempo, além da descoberta de um lindo litoral.

Aquiraz é um município brasileiro no litoral do estado do Ceará, Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana, à Microrregião de Fortaleza e à Região Metropolitana de Fortaleza e sua população estimada em 2015 era de 77 717 habitantes.[8]
Situada a 32 km de Fortaleza, a cidade de Aquiraz guarda em suas raízes as tradições indígenas e do colonizador europeu, não esquecendo os marcantes traços da cultura africana espalhados em todo município.
A então vila foi criada pela ordem régia de 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se, portanto, sede administrativa da capitania do Ceará Grande até o ano de 1726, ou seja foi capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza.

No comments:

Post a Comment